Estudo realizado pelo movimento “Todos Juntos contra o Câncer” em parceria com o Conselho Federal de Medicina mostrou que a mortalidade por câncer vem aumentando. De 1998 a 2015, período de avaliação do estudo, o número de mortes contabilizadas aumentou de 111 mil para 209 mil mortes.
O câncer é a segunda causa de mortalidade no país, ficando em primeiro lugar as doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Esse aumento importante é devido ao aumento na expectativa de vida, hábitos de vida não-saudáveis como o tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, sobrepeso ou obesidade.
Apesar de o câncer ser a segunda causa de mortalidade no país, em 10% das cidades, ele já é a principal causa de mortalidade e é provável que em 2030, o câncer seja a principal causa de mortalidade no Brasil. Entretanto, a região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, concentra o maior número de cidades onde o câncer é a principal causa de mortalidade com aproximadamente 140 municípios.
Enquanto no Brasil a mortalidade por câncer é de 16,6%, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%. Assim como o câncer vem aumentando a incidência, várias descobertas científicas avançaram melhorando os diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos oncológicos. Porém o diagnóstico precoce continua sendo a maneira mais fácil de controlar e curar o câncer. Diversos tipo de tumores são facilmente detectados de maneira precoce com chances altas de cura com tratamento oncológico.
Os métodos de rastreamento com mamografia para o câncer de mama, citopatológico e vacina do HPV para câncer de colo uterino, PSA e toque retal para câncer de próstata e sangue oculto e colonoscopia para câncer de intestino, são exames simples, acessíveis, que possibilitam o diagnóstico precoce e tratamento curativo.
Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cancer-a-principal-causa-de-morte-em-quase-10-das-cidades-brasileiras-22595871
https://www.todosjuntoscontraocancer.com.br/panorama